Todos os horários
ARQUEOLOGÍA

Assentamento mais antigo da história cresceu por uma razão totalmente inusitada

Uma pesquisa recente acaba com a ideia comumente aceita sobre a forma pela qual se estabeleceu a cultura do Vale do Indo. Essa civilização da Idade do Bronze abrangia o território do que hoje são o Afeganistão, Paquistão e Índia, e é considerado o assentamento urbano mais antigo do planeta.

Vídeo relacionado:

Diferentemente do que a comunidade científica acreditava até o momento, esse assentamento não se desenvolveu graças ao rio Ghaggar, já que, na época que essa civilização teria se estabelecido nas suas margens, o rio era praticamente seco, à exceção das temporadas de monções. O estudo revela que “foi a partida de um grande rio, em vez de sua chegada, o que provocou o crescimento dos centros urbanos do Indo”, de acordo com o geólogo Sanjeev Gupta, professor do Imperial College London.

Essa teoria contraintuitiva, sustentada em observações sobre a datação dos grãos de areia, nos obriga a pensar de um modo totalmente novo sobre como a dinâmica dos rios afetou os processos de urbanização das civilizações antigas.


Fonte: RT 
Imagem: Shutterstock