Todos os horários
OS VIKINGS

Arqueólogos podem ter descoberto a "arma secreta" dos vikings

Os vikings exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte durante a Idade Média. Usando navios, eles invadiram e pilharam vastos territórios. Agora, arqueólogos podem ter descoberto a arma secreta daquele povo legendário: o piche (também conhecido como betume).

Segundo Andreas Hennius, arqueólogo da universidade sueca de Uppsala, na época dos vikings houve um aumento drástico na produção de piche na Escandinávia. O piche é um líquido negro, resinoso, e pegajoso, obtido da destilação do alcatrão. A substância era usada para impermeabilização dos navios. Depois de aplicado no casco, o betume secava e endurecia, formando um revestimento à prova d’água.

Para o piche ser produzido, incendiava-se uma mistura de madeira de pinheiro e folhagem dentro de poços. No período da expansão dos vikings, esses poços eram capazes de produzir até 300 litros do líquido a cada ciclo. A quantidade era suficiente para impermeabilizar um grande número de navios. 

Fornos para a produção caseira de piche já haviam sido encontrados anteriormente na Suécia. Mas agora, foram descobertos grandes poços que foram utilizados entre os anos 680 e 900, época da ascensão dos vikings. Com os barcos impermeabilizados, eles eram capazes de fazer longas viagens, expandindo seus domínios. "O tamanho das esquadras dos vikings sugere que havia uma demanda constante pelo produto", disse Hennius.


 Fonte: The Guardian

Imagem: Shutterstock.com