Todos os horários
CURIOSIDADES

8 objetos que devem seu nome a quem os inventou

Tecnicamente, utiliza-se a palavra epônimo nos casos em que um objeto herda seu nome da pessoa que o inventou. Estes são alguns dos exemplos mais emblemáticos:

Vídeo relacionado:

Guilhotina: Seu nome foi dado pelo médico e deputado francês Joseph Ignace Gullotin, que propôs a implementação da máquina de decapitação durante a Revolução Francesa.

Jacuzzi: A banheira de hidromassagens deve seu nome a Candido Jacuzzi, inventor italiano que desenvolveu uma máquina para tratar a artrite reumatoide do seu filho.

Mauser: Um dos fuzis de repetição mais famosos da história deve seu nome aos seus inventores, os irmãos alemães Wilhelm e Paul Mauser.

Calça (Pantalona): Possivelmente o vestuário mais utilizado em toda a história da humanidade deve seu nome às calças longas que vestia um palhaço veneziano do século XVII chamado Pantalone. Em português, a pantalona é um tipo especial de calças longas, mas variações dessa mesma palavra são usadas em diferentes línguas, como o inglês (na abreviação “pants”), no espanhol (pantalón), no italiano (pantaloni) e no francês (pantalon).

Pasquim: Esse nome deriva de uma estátua romana chamada Pasquino, onde as pessoas costumavam pendurar suas pasquinadas, ou seja, escritos apócrifos de conteúdo satírico e político.

Sanduíche: Um incorrigível jogador de cartas inglês comia pães abertos recheados com ovo e aspargos para não parar de jogar. Ele se chamava John Montagne, quarto conde de Sandwich.

Zepelim: Esse modo de viajar pelos ares deve seu nome a um militar e inventor alemão chamado Ferdinand von Zeppelin.

Saxofone: O instrumento musical de sopro, usado principalmente em bandas militares e orquestras de jazz, deve seu nome ao fabricante belga de instrumentos Adolphe Sax.


Fonte: Super Curioso 
Imagem: Shutterstock