Agora
TRATO FEITO
10H30
TRATO FEITO
11H00
TRATO FEITO
Todos os horários
Massacre de São Valentim

5 curiosidades sobre o Dia de São Valentim

Na maior parte do mundo, a celebração do Dia dos Namorados acontece todo 14 de fevereiro (no Brasil, o dia dos namorados é celebrado dia 12 de junho). O dia recebe o nome de Valentine em alusão a um homem chamado Valemtim que foi martirizado em 14 de fevereiro do século III. No entanto, pouco se sabe sobre a verdadeira história daquele que inspirou esta data, e muitas vezes alguns fatos históricos são misturados com mitos e lendas. Estes são alguns fatos surpreendentes sobre o Dia de São Valentim.

 

1- O "São Valentim" poderia ter sido dois homens diferentes: um texto da Igreja Católica, a partir do ano 1400, descreve São Valentim como um sacerdote que foi decapitado perto de Roma pelo imperador Claudius II por casar cristãos. Outro texto afirma que Valentim era o bispo de Terni, também martirizado por Claudius II fora de Roma.

 

2- No total, há cerca de uma dúzia de "Dia dos Namorados": o santo para quem o Dia dos Namorados é comemorado é oficialmente conhecido como Dia dos Namorados em Roma, a fim de diferenciá-lo de uma dúzia de outros "Dia dos Namorados", uma vez que que vários mártires ao longo dos séculos tomaram esse nome.

 

3- São Valentim é o santo padroeiro dos apicultores e da epilepsia, entre muitas outras coisas: é-lhe pedido que vigie as vidas dos amantes, mas também para as intervenções relacionadas com a apicultura e a epilepsia, bem como a praga , desmaio e viagem.

 

4- Seu crânio pode ser visto em Roma: está em exibição na Basílica de Santa Maria em Cosmedin, em Roma. Seu esqueleto foi encontrado em uma escavação, no início dos anos 1800,

 

5- O Dia dos Namorados pode ter sido inventado por um poeta: não há registro de celebrações românticas no Dia dos Namorados antes de um poema do poeta medieval inglês Geoffrey Chaucer, escrito por volta de 1375.