Todos os horários
MIL DIAS

Primeira criança registrada em Brasília foi batizada por Juscelino Kubitschek

A primeira criança a ser registrada no cartório de Brasília foi Jussara Maria Oliveira Santos. O fato aconteceu cinco dias após a inauguração da capital, em 26 de abril de 1960. A menina acabou sendo batizada por ninguém menos do que Juscelino Kubitschek.

O pai de Jussara, Péricles de Oliveira Santos, era comerciante no tempo da construção de Brasília. A mãe, Maria de Lourdes Anjos de Oliveira, cuidava dos seis filhos. A criança nasceu no Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO), o primeiro da nova capital.

Não perca Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília. Estreia sábado, 21 de abril, às 19h.

Jussara foi batizada quando já estava com 1 ano e 4 meses. Isso porque o pai dela teve que esperar por um dia livre na agenda de Juscelino para que o ex-presidente pudesse participar da cerimônia (depois de passar a faixa presidencial para Jânio Quadros, ele havia partido para uma longa viagem pela Europa). 

O nome da criança é uma homenagem aos padrinhos: Jus (de Juscelino) e Sara (de Sarah Kubitschek, a esposa do político). A cerimônia do batizado foi celebrada na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. Depois disso, Jussara só se encontrou uma vez com o padrinho, quando ele fez uma visita à escola onde ela estudava quando criança. Até hoje ela se orgulha de ser a cidadã número 1 de Brasília.

Fonte: Correio Braziliense

Imagem: Igrejinha Nossa Senhora de Fátima/Acervo IPHAN DF