Todos os horários

UM EVENTO MUNDIAL DE 14 DIAS
DE 28 DE MAIO A 10 DE JUNHO

HISTORY FUTEBOL

A incrível evolução das chuteiras ao longo da história

Desde os primeiros protótipos, quando a única coisa que importava era proteger os pés dos jogadores de futebol, até os designs modernos, que buscam proporcionar a maior vantagem esportiva, esta é a incrível evolução das chuteiras.

 

 

 

Durante o século XIX, quando o futebol começou a ganhar grande popularidade mundial, os jogadores usavam qualquer tipo de calçado esportivo que os permitia ficar minimamente protegidos em jogadas de contato.

 

Vale dizer que, em vez de considerar as chuteiras como uma arma de ataque, predominava um critério de proteção. Durante esse período, surgiram os primeiros modelos com travas de couro, para dar estabilidade, ainda que, se fossem molhados pela chuva, poderiam pesar até 1kg.

 

Após a Segunda Guerra Mundial, os países da América do Sul começaram a revolucionar o calçado para a prática do futebol, desenvolvendo chuteiras muito mais rápidas, que permitiam aos jogadores se deslocar de forma mais veloz e ágil. Pela primeira vez, as chuteiras foram consideradas uma arma.

 

Durante a década de 1960, os principais fabricantes de chuteiras introduziram uma alteração na fisionomia do calçado. Além de diminuir cada vez mais seu peso, os designs inovadores e a implementação de novos materiais permitiram o desenvolvimento de um calçado tecnológico de alta performance.

 

Até o final do século XX, as chuteiras haviam ganhado contornos muito mais finos, com um design que melhorou a fricção entre o pé e a bola, o qual permitiu o ganho de controle e precisão para chutar a bola.

 

Hoje, as chuteiras estão mais leves que nunca, cada vez mais orientadas a aumentar a agilidade e o equilíbrio do jogador, ajustando-se ao pé como se fossem verdadeiras luvas.

 


  

History Futebol - Um evento mundial de 14 dias - De 28 de Maio a 10 de Junho