HISTORY FUTEBOL

Zinedine Yasid Zidane

Zinedine Yasid Zidane nasceu em 23 de junho de 1972 em Marselha, na França. Ali, desenvolveu sua habilidade nata para o futebol, primeiro em partidas de rua e depois em clubes infantis, como o US Saint-Henri ou o Septemes Sports Olympiques. Neste último, Zidane foi descoberto por um olheiro do AS Cannes, time de primeira divisão, quando tinha 17 anos. Depois de quatro temporadas com o Cannes, foi contratado pelo Bordeaux, equipe que liderou durante as quatro temporadas seguintes, levando-o inclusive à final da Copa da UEFA de 1996.

Nesse mesmo ano, foi contratado pelo Juventus de Turim, com o qual conquistou duas Ligas Italianas, Copa e Supercopa da Itália, e a Copa Intercontinental. Em 1998, obteve a consagração definitiva ao levar a Seleção Francesa a consagrar-se pela primeira vez como campeã do mundo, na Copa da França de 1998. Zidane marcou dois dos gols na final contra o favorito Brasil.

Dois anos depois, em 2000, a França e Zidane voltaram a demonstrar sua qualidade ao vencer a Itália na final da Eurocopa, celebrada na Bélgica e na Holanda. No ano seguinte, “Zizou” se tornou o jogador mais caro da história quando o Real Madrid o comprou do Juventus por 66 milhões de dólares. Zidane foi o estandarte da equipe madridista, conhecida como os “Galácticos”, com a qual conquistou uma Liga Espanhola e duas Supercopas da Espanha. Mas o mais importante foi a conquista da Copa da Europa, na qual Zidane marcou o gol mais inesquecível de sua carreira na final contra o Bayern Leverkusen.

Durante a Copa do Mundo da Alemanha 2006, Zidane surpreendeu o mundo do futebol ao demonstrar um talento imaculado, apesar dos anos. Especialmente inesquecível foi sua elegância e brilhantismo nas quartas de final, quando a equipe francesa eliminou categoricamente o favorito Brasil.

Atualmente, Zidane é técnico do Real Madrid.