HISTORY FUTEBOL

Sven-Göran Eriksson

Sven-Göran Eriksson, ex-jogador de futebol e técnico, nasceu em Torsby, na Suécia, em 5 de fevereiro de 1948. Se a sua carreira de jogador, abandonada aos 27 anos por conta de uma lesão, não foi especialmente bem-sucedida, seu trabalho como treinador é de grande destaque. Ele obteve renome quando era técnico do IFK Göteborg, time com o qual ganhou duas Ligas e a Copa da UEFA (1981-1982).

Por causa do sucesso gerado, ele foi contratado para ser treinador do Benfica, time com o qual ganhou duas Ligas e uma Copa de Portugal. Mais tarde, teve um trabalho de destaque no comando da Roma e da Fiorentina, na Itália, mas retornou ao Benfica em 1989 para seguir acumulando sucessos.

Após essa segunda incursão no Benfica, Eriksson retornou à Itália para dirigir o Sampdoria, em 1992 e, mais tarde, o Lazio, no qual obteve grande êxito após ganhar seis títulos. Foi a porta de entrada para o seu desempenho como técnico da seleção da Inglaterra, em 2001.

Depois que a equipe da Inglaterra foi eliminada nas quartas de final na Copa do Mundo de 2006, Eriksson abandonou seu cargo para se unir à equipe do Manchester City, em 2007, equipe com a qual não conquistou bons resultados.

Em 2008, assumiu a condução da seleção mexicana de futebol, na qual também não foi bem-sucedido. Depois de uma breve passagem na frente do Notts Country Football Club, participou da Copa da África do Sul, em 2010, como diretor técnico da seleção da Costa do Marfim, eliminada na primeira fase. Foi seu último trabalho à frente de uma seleção nacional.