HISTORY FUTEBOL

Michel François Platini

Michel François Platini nasceu em 21 de junho de 1995, em Joeuf, França. Destacou-se muito cedo entre os jovens de sua geração em partidas amistosas ou em torneios locais. Em 1971, fez um teste para se tornar jogador do FC Metz, seu time do coração. O exame físico determinou que ele tinha uma baixa capacidade pulmonar e o Metz optou por não contratá-lo.

No entanto, Platini se juntou aos reservas do AS Nancy, em 1972, estreando com um “hat-trick” e subindo rapidamente para o time principal. No ano seguinte, o Nancy voltou à categoria máxima, para ganhar, em 1978, a Copa da França. Na época, Platini havia se tornado uma personalidade na Liga Francesa e na Seleção Nacional.

Em 1979, assinou um contrato com o clube AS Saint-Etienne, com o qual deu aula de bom futebol e foi campeão da Liga Francesa em 1981. Em 1982, passou para o Juventus de Turim, onde mostrou todo seu talento e se tornou um dos jogadores de futebol mais talentosos da década. Com o Juventus, ganhou duas Ligas da Itália (1984 e 1986), além da Copa da Europa e da Copa Intercontinental, em 1985.

Apesar de suas grandes conquistas nas equipes em que jogou, Platini é lembrado principalmente como o líder da Seleção Francesa, durante a década de 80. Tendo começado como jogador mundial na Copa da Argentina, em 1978, o mundo só começou a enxergar verdadeiramente seu talento nas Copas da Espanha, em 1982, e do México, em 1986. Em ambas, Platini levou a Seleção Francesa a disputar as semifinais, fazendo um jogo elegante e eficiente. Ficaram para a história as grandes partidas disputadas contra a Alemanha, na Copa de 1982, e contra o Brasil, na de 1986, dois dos melhores jogos da história das Copas, ambos protagonizados por Platini.

Porém, o momento de maior glória futebolística à frente da Seleção Francesa foi em 1984, quando se consagrou campeão da Eurocopa e artilheiro do torneio, com 9 gols. Platini tem a honra de ser o único jogador da história que ganhou, durante três anos consecutivos, a Bola de Ouro de melhor jogador europeu, em 1983, 1984 e 1985.