HISTORY FUTEBOL

Edson Arantes do Nascimento

Em 23 de outubro de 1940, nasceu um dos melhores jogadores da história: Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, em Minas Gerais, Brasil.

Com somente 17 anos de idade, Pelé fez história ao ganhar a Primeira Copa do Mundo pelo Brasil, na Copa da Suécia, em 1958. Quatro anos depois, na Copa do Mundo do Chile, repetiu o feito. O terceiro título mundial do Brasil foi no México, em 1970, também tendo Pelé como figura-chave. Vestiu a camisa da Seleção do Brasil 115 vezes, marcando 97 gols. Jogou no Santos Futebol Clube de 1956 até 1974, onde obteve, entre outras, duas Copas Libertadores, cinco Copas do Brasil, duas Copas Intercontinentais e a Supercopa de Campeonatos Intercontinentais.

Aposentou-se oficialmente do futebol em 1977. Depois disso, atuou como ator e cantor. Foi nomeado Cidadão do Mundo e Embaixador para a Ecologia e o Meio Ambiente pela ONU; Embaixador da Ciência, Cultura e da Boa Vontade pela UNESCO, além de Ministro do Esporte do governo brasileiro.

Por sua carreira bem-sucedida, em 15 de maio de 1981, o jornal francês L’Equipe o concedeu o título de Atleta do Século. Em 1999, o Comitê Olímpico Internacional também o nomeou Atleta do Século por meio de uma votação da qual participaram ex-treinadores e ex-jogadores.