HISTORY FUTEBOL

Claudio Ranieri

Claudio Ranieri, ex-jogador e treinador de futebol, nasceu em Roma, na Itália, em 20 de outubro de 1951. Após sua passagem como jogador em Roma, Catanzaro e Catania, começou sua carreira como técnico das divisões inferiores de Campania e ganhou renome mais tarde à frente do Cagliari, time que conseguiu fazer se sagrar campeão.

O sucesso obtido o levou a comandar o Nápoles italiano, ainda que nessa ocasião não tenha obtido grandes resultados. Foi em 1993, quando comandava a Fiorentina, que provou novamente o sabor da vitória, após ser campeão da série B, ganhar a Copa Itália e a Supercopa.

No começo da temporada de 1997/1998, Ranieri foi contratado para dirigir o Valencia CF, time que alavancou na Copa da UEFA e com o qual ganharia a Copa del Rey, em 1999. Também conseguiu classificar a equipe para a Liga de Campeões pela primeira vez em sua história.

Entre seu período no Valencia e sua mudança para o Chelsea, Ranieri passou uma época fora dos holofotes no Atlético de Madrid, que estava passando por questões judiciais. À frente da equipe inglesa, chegou até as semifinais da Liga dos Campeões em 2004, e se despediu para retornar ao Valencia.