Formulário de busca

A&E Logo


NOTÍCIAS

Povos nativos: os primeiros escravos da América Latina

 



  16 de Outubro de 2016

Embora a coroa espanhola se opusesse formalmente à escravidão, quando os primeiros conquistadores chegaram ao território americano, populações inteiras de nativos foram escravizadas pelos europeus.

Rina Cáceres, professora da Universidade da Costa Rica e coordenadora do projeto da UNESCO dedicado à reparação histórica de afrodescendentes na América, “Del Olvido a la Memoria” (Do Esquecimento à Memória, na tradução), explica: “na América, temos dois momentos de escravidão e sempre esquecemos o primeiro, que foi a escravidão dos indígenas”.



O assentamento dos espanhóis e portugueses no chamado "Novo Mundo" só foi possível graças a uma rede sanguinária de exploração indígena que ocorre nos primeiros 100 anos da chegada dos europeus. Desde que Cristóvão Colombo desembarcou na América, em 1492, até pelo menos 1542, os nativos foram vendidos em diferentes regiões. Particularmente, foram graves os casos na Nicarágua e no México, em que os índios eram vendidos para ilhas do Caribe ou para o Peru.

Agora, devemos lembrar uma das razões da entrada do trabalho escravo africano na América. Como ocorreu um colapso da população indígena, entre os séculos XVI e XVII, não havia mais mão de obra suficiente para tocar os projetos econômicos das metrópoes europeias - leia-se exploração agrícola e extração de minérios (ouro, prata, diamante e outras pedras preciosas) das colônias. Então, foi necessário recorrer à escravidão de povos da África.


Lei que só valia papel

Vale lembrar que em 1542 foi promulgada em Madri leis que proibiam a prática da escravidão indígena, mas, na realidade, isso ainda continou acontecendo nas colônias. A proteção da lei aos nativos, no entanto, não se deu por questão de natureza humana ou ética. Cáceres acredita que a proibição espanhola ocorreu, principalmente, por razões econômicas. “O tratamento dos indígenas estava relacionado ao interesse da Coroa em recuperar os impostos, porque os indígenas pagavam impostos por cabeça, então, conforme morriam, diminuía a arrecadação da Coroa”.

 


Fonte: BBC
Imagem: Everett Historical / Shutterstock.com

 

Loading