Todos os horários


NOTÍCIAS

Conheça a história do brasileiro que largou a medicina para fazer fortuna com fast-food

 



  17 de Maio de 2016

A trajetória do empresário Alberto Saraiva, fundador da rede de fast-food Habib’s, é bastante inusitada.

Nascido em Portugal e médico por formação, ele acabou se tornando um dos empreendedores mais bem-sucedidos do país. Atualmente sua empresa conta com cerca de 22 mil colaboradores e tem mais de 420 unidades espalhadas em 20 Estados.

Saraiva chegou ao Brasil trazido pelos pais, quando tinha menos de um ano de idade. O pai, Antonio Saraiva, sempre incentivou seu filho a realizar o sonho de virar médico. A família até mesmo se mudou do interior do Paraná para São Paulo para que Alberto tivesse melhores condições de entrar na faculdade de medicina.

Após quatro anos de tentativas, Alberto finalmente passou no vestibular. Enquanto isso, seu pai comprou uma padaria, com o objetivo de tirar seu sustento do negócio. Infelizmente, 19 dias após adquirir o estabelecimento, Antonio foi assassinado em um assalto no local. Alberto teve que ficar no lugar do pai no comando da padaria.

Ao mesmo tempo em que estudava medicina, Alberto tomou gosto pelo comércio e expandiu seus negócios, abrindo estabelecimentos especializados em pastéis, nhoque e pizza. Após dez anos de faculdade, ele se formou. Mas nunca chegou a exercer a profissão de médico. 

 

 

Em 1988, Alberto abriu o primeiro Habib’s, na Lapa, em São Paulo. A ideia veio quando ele conheceu um cozinheiro aposentado que buscava uma nova oportunidade. A especialidade do “chef” era comida árabe. O empresário queria oferecer a melhor esfirra do Brasil e pelo menor preço. Em 1992, quando a rede já tinha 16 lojas, o negócio foi aberto para franqueados. Dez anos depois, já existiam mais de cem Habib’s pelo Brasil. 

Fonte: UOL Economia

Imagem: Divulgação