HOJE NA HISTORIA

Nasce o jornalista Irineu Marinho

 



  19 de Julho de 1876

O jornalista Irineu Marinho nasceu em 19 de julho de 1876, em Niterói, no Rio de Janeiro. Seu maior legado foi a fundação do jornal O Globo, que nas mãos de seu filho Roberto, se transformaria em uma das mais importantes empresas de comunicação do Brasil. 

Irineu desde cedo se interessou pela imprensa. Ainda nos tempos de estudante, fundou os jornais A Pena e o Ensaio, na época em que frequentava o Liceu Popular de Niterói. Em meados dos anos 1890, após o fim da Revolta da Armada, ele se mudou para a cidade do Rio de Janeiro. Lá, trabalhou no Diário de Notícias, onde começou como revisor, para depois ser promovido a repórter e diretor. 

Ele também acabou trabalhando nos jornais A Tribuna e A Notícia. Irineu era um grande crítico dos trustes internacionais como a Lumber Corporation e a Brasil Railway Co (do empresário norte-americano Percival Farquhar). Em 1911 ele participou da fundação do jornal A Noite, do qual era um dos acionistas. Em 1922 acabou preso durante quatro meses por apoiar a revolta tenentista.

Após ser destituído pelos outros sócios como acionista de A Noite, Irineu fundou o Globo em 1925. Menos de um mês após o início das atividades do jornal, o jornalista sofreu um infarto fulminante no banheiro de casa. Seu filho Roberto, mesmo relutante, assumiu as rédeas do veículo, que em alguns anos viraria um grande conglomerado midiático. 


 

Imagem: Memória Roberto Marinho/Reprodução