HOJE NA HISTORIA

Nasce Giuseppe Martinelli

 



  23 de Julho de 1870

O empresário Giuseppe Martinelli nasceu em Lucca, na Itália, no dia 23 de julho de 1870. O imigrante italiano, que trabalhava como pedreiro em sua terra natal, desembarcou no Porto de Santos vinte e três anos depois. Nas décadas seguintes ele construiria uma das maiores fortunas do Brasil. 

Em 1893, ano de sua chegada ao país, Martinelli se estabeleceu em São Paulo, onde começou trabalhando como açougueiro. Mas foi em Santos que ele fundaria, em 1917, seu primeiro grande negócio, a empresa de navegação Lloyd Nacional. A empresa foi fundada quando o italiano viu a oportunidade de transportar produtos agrícolas entre nosso pais e a Europa durante a Primeira Guerra Mundial.

Em seguida, o empresário investiria na construção civil. Em 1924 ele deu início ao seu empreendimento mais célebre, o Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu de São Paulo. A construção do edifício foi cercada de polêmicas. Originalmente projetado para ter 12 andares, ele acabou sendo finalizado com 30 pavimentos. Por muitos anos, foi o prédio mais alto da América Latina.

O Edifício Martinelli é o grande legado do empresário para São Paulo.  O autor do projeto foi o arquiteto húngaro William Fillinger, da Academia de Belas Artes de Viena. O prédio se destacava pela arquitetura moderna e pelo luxo.  Todo o cimento usado na construção foi importado da Noruega e Suécia.  

Em 1934, o Comendador Martinelli teve que vender o prédio para o governo da Itália, devido aos problemas financeiros que o empresário teve durante a construção do edifício. Em 1943, com a declaração de guerra do Brasil ao eixo, todos os bens italianos foram confiscados e o prédio Martinelli passou a ser propriedade da União.

 


 

Imagem: Condomínio Edifício Martinelli/Divulgação