Todos os horários

Hoy en la história

21.Ene.1924

Morre Vladimir Lenin, revolucionário e chefe de estado russo

No dia 21 de janeiro de 1924, morreu o líder da revolução bolchevique e principal líder da União Soviética Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido como Lenin, vítima de uma hemorragia cerebral. Nascido em 22 de abril de 1870, desde a sua juventude, Lenin havia se dedicado ao estudo do marxismo e à militância revolucionária. Em 1987, foi preso e exilado na Sibéria, onde permaneceu por três anos.

Em 1903, depois de fugir para a Europa Ocidental, estabeleceu a facção bolchevique do Partido Operário Social-Democrata russo. Depois, retornou à Rússia para um curto período de tempo por causa da Revolução de 1905. Depois de anos de exílio, Lenin recebeu a notícia da Revolução de fevereiro de 1917 e voltou para casa. Seis meses depois, sob sua liderança, os bolcheviques tomaram o poder.

Durante seu governo, o líder revolucionário implementou reformas que incluíram a nacionalização da indústria e distribuição de terras. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi fundada em 30 de dezembro de 1922. Vladimir Lenin morreu menos de dois anos depois, aos 54 anos de idade. Após sua morte, o poder passou às mãos de Joseph Stalin, que disputava a liderança da URSS com Leon Trotsky.

 

 

Imagem: L. Léonidov [Public domain], via Wikimedia Commons