21.DEZ.1937

Chega aos cinemas Branca de Neve e os Sete Anões, primeiro longa animado da Disney

No dia 21 de dezembro de 1937 era lançado nos cinemas um clássico dos contos de fadas: a animação Branca de Neve e os Sete Anões. Foi o primeiro filme totalmente a cores do mundo, além de marcar a estreia dos Estúdios Disney nas produções de longa-metragem. A história é baseada em um conto dos Irmãos Grimm. 

Seu orçamento inicial era de US$ 150 mil, mas acabou custando US$ 1,5 milhão, um valor exorbitante para a época. A produção da animação durou 4,5 anos. A parte mais difícil foi chegar a um desenho final dos anões.

O filme arrecadou 8 milhões de dólares ao redor do mundo. Na época, foi brevemente a maior bilheteria de um filme sonoro. A popularidade de Branca de Neve o levou a ser relançado nos cinemas várias vezes nas décadas seguintes, até seu lançamento em home video nos anos 90.

Branca de Neve e os sete anões teve um enorme impacto cultural, resultando em atrações nos parques temáticos da Disney, videogames e livros. Foi classificado na lista dos melhores filmes dos Estados Unidos segundo o American Film Institute.


 

Imagem: via Wikimedia Commons