Hoje na história

02.fev.1943

Termina a Batalha de Stalingrado

Travada durante a Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Stalingrado terminou em 2 de fevereiro de 1943. A operação militar foi conduzida pelos alemães e seus aliados contra as forças soviéticas pela posse da cidade de Stalingrado, na União Soviética. É considerado um dos maiores e mais sangrentos confrontos de toda a história, causando cerca de dois milhões de mortos e feridos.

A investida havia começado em 17 de julho de 1942. A batalha foi o ponto de virada da guerra na Frente Oriental, marcando o limite da expansão alemã no território soviético, a partir de onde o Exército Vermelho empurraria as forças nazistas até Berlim. 

O conflito chegou ao fim quando a contra-ofensiva soviética cercou e destruiu todo o 6º Exército alemão e outras forças do Eixo. Foi a segunda derrota em larga escala dos nazistas na Segunda Guerra Mundial e a mais decisiva. O confronto foi marcado por sua extrema brutalidade e desrespeito às perdas militares e civis de ambos os lados.

Estima-se que as tropas do Eixo sofreram cerca de 850 mil baixas. Dos 91 mil alemães feitos prisioneiros em Stalingrado, 27 mil morreram em questão de semanas e apenas 5 mil voltaram à Alemanha. Dados de arquivos mostram que os soviéticos sofreram cerca de 1.130.000 baixas, sendo 480 mil mortos e prisioneiros e 650 mil feridos.


Imagem: Bundesarchiv, via Wikimedia Commons