Todos os horários
12.Jul.1962

Rolling Stones fazem seu primeiro show ao vivo

Umas das mais influentes bandas de rock de todos os tempos fazia sua primeira apresentação ao vivo no dia 12 de julho de 1962. Naquela época, os jovens Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones fizeram o seu primeiro show no Marquee Club, em Londres, e sequer imaginavam o caminho que teriam pela frente. O Marquee era o principal ponto do Rythim and Blues da Inglaterra, onde tocavam músicos e bandas como Cyril Davies, Manfred Mann, e Bluesbrakers de John Mayall, que dividiu o palco com os Stones.

Naquela noite de verão em 1962, os Rolling Stones tinham Jagger nos vocais, os guitarristas Brian Jones e Keith Richards, o pianista Ian Stewart e o baixista Dick Taylor. O baterista que tocou é tema de debate; alguns fãs alegam que era o baterista do começo, Tony Chapman, mas Richards insistiu em seu livro de memórias que era o amigo Mick Avory.

Os Stones conseguiram o seu show quando Alexis Korner Blues Incorporated foram convidados para tocar uma transmissão ao vivo da BBC. Jagger não participou na transmissão, e Jones convenceu o dono do Marquee para deixar o seu novo grupo se apresentar no lugar. Quando Jones foi perguntado sobre o nome da banda, diz a famosa história que seus foram direto para a primeira música do LP nas proximidades: The Best of Muddy Waters: "Rollin'Stone”.

O que se pode dizer é que nesta longa caminhada de sucesso dos Stones, foram mais de 400 canções, duas dezenas de álbuns de estúdio, turnês gigantescas, tumultos e inúmeras brigas públicas, porém eles parecem perigosos e no comandando como sempre, ainda capazes de dar a multidões mais satisfação do que qualquer banda 50 anos mais jovem.

 


Imagem: London Records [Domínio público], via Wikimedia Commons