Hoje na história

02.Oct.1924

Primeiro "famoso" gol olímpico é marcado em jogo entre Argentina e Uruguai

O primeiro "famoso" gol olímpico oficial foi marcado em um dia como este, no ano de 1924, em um amistoso, em Buenos Aires, entre Argentina e Uruguai, que vinha da conquista da medalha de ouro no Torneio Olímpico de Paris. Era a segunda partida amistosa entre as duas equipes. A primeira, realizada em 21 de setembro, em Montevidéu, havia terminado em empate por 1 a 1.
 
O jogo entre argentinos e uruguaios em Buenos Aires deveria ter ocorrido uma semana depois do primeiro confronto, mas teve que se adiado por conta de incidentes na partida. Finalmente, no dia 2 de outubro, a bola rolou e, aos 15 minutos de jogo, com o placar ainda zerado, o atacante argentino Cesáreo Onzari bateu um escanteio pela esquerda com tanto efeito que, para infelicidade do arqueiro uruguaio Antonio Mazzali, a bola entrou rente ao primeiro poste. Por conta de uma brincadeira de palavras com o título do rival, a imprensa esportiva descreveu o lance como um "gol olímpico". A partida terminou com vitória da Argentina por 2 a 1. 
 
Apesar de este ser conhecido como o primeiro gol olímpico da história, de acordo com o site da Fifa, pouco antes, ainda naquele ano de 1924, no mês de agosto, Billy Alston marcou um gol direto de cobrança de escanteio em um jogo da segunda divisão escocesa.
 
 
 

Imagem: See page for author [Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons