Todos os horários

Hoje na história

22.Jul.2013

Papa Francisco visita o Brasil

Considerado um dos papas mais carismáticos e, ao mesmo tempo, polêmicos, o Papa Francisco realizou sua primeira visita ao Brasil no dia 22 de julho de 2013. Ele desembarcou no Rio de Janeiro para uma estadia de sete dias no país. Foi a primeira viagem internacional do Papa após substituir Bento XVI.

Durante sua visita, Francisco foi recebido pela presidente brasileira Dilma Rousseff e presidiu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio. Entre suas atividades, o Papa desfilou de papamóvel pelo centro do Rio, visitou o Hospital São Francisco de Assis, abençoou a bandeira olímpica e paraolímpica, visitou a comunidade da Varginha, na Zona Norte fluminense e celebrou a Festa da Acolhida com os jovens na Praia de Copacabana. Além disso, Francisco encontrou jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim e passou por Aparecida (SP).

A visita do Papa provocou uma intensa mobilização de segurança. Foram acionados cerca de 13,7 mil homens, 10,2 mil das Forças Armadas, 1,3 mil da Força Nacional de Segurança, agentes e policiais dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública. Fora isso, foram acionados 14 mil homens para fazer o patrulhamento da cidade, mais de 10 mil agentes, entre policiais federais, rodoviários federais, civis, bombeiros, trânsito e defesa civil.

 


Imagem: República da Coréia [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons