Todos os horários

Hoje na história

30.Oct.1938

Orson Welles causa pânico ao narrar invasão de marcianos no rádio

Quando milhões de ouvintes sintonizaram a rádio CBS naquela noite de 30 de outubro de 1938, era narrada uma invasão de marcianos assassinos e impiedosos contra os Estados Unidos. De acordo com um programa da rádio, os extraterrestres haviam pousado em Chicago e St. Louis, aniquilado as forças de defesa, envenenado o ar com gás tóxico, entre outras coisas terríveis.

Estima-se que quase um milhão de pessoas pensaram que isso tudo estivesse realmente acontecendo. Porém, parte dos ouvintes da rádio perdeu a parte inicial do programa, que explicava que companhia "Mercury Theater", de Orson Welles, estava fazendo um rádio-teatro, inspirado no livro de ficção científica "A Guerra dos Mundos", de H.G Wells, em que a Terra é invadida por marcianos. Até que o mal entendido fosse desfeito, na vida real, pessoas tentavam fugir de carro por rodovias e outros imploravam por máscaras de gás para a polícia.

Orson Welles tinha apenas 23 anos quando isso tudo aconteceu. Assim que a notícia do pânico nas ruas chegou aos estúdios da CBS, Welles foi ao ar para lembrar os ouvintes que tudo não passava de ficção. A Comissão Federal de Comunicação investigou o caso, mas não encontrou nenhuma lei que tivesse sido desrespeitada durante a apresentação de A Guerra dos Mundos. Após o caso, Welles temeu pelo fim da sua carreira, mas, na realidade, a publicidade gerada por isso resultou na sua contratação por um estúdio de Hollywood. Em 1941, ele dirigiu, escreveu, produziu e atuou no filme Cidadão Kane, considerado por muitos o maior filme norte-americano já produzido.

 


Imagem: Carl Van Vechten [Domínio público], via Wikimedia Commons