Agora
O SÓCIO
17H00
O SÓCIO
18H00
TRATO FEITO
Todos os horários

Hoje na história

10.Abr.1970

O sonho acabou: Paul McCartney anuncia o fim dos Beatles

Milhões de fãs pelo mundo receberam uma triste notícia no dia 10 de abril de 1970: os Beatles, uma das maiores bandas de todos os tempos, anunciava o seu fim. O término foi anunciado por Paul McCartney, que concedia uma entrevista para divulgar o seu primeiro trabalho solo, McCartney (1970). O anúncio não foi feito de maneira direta e tampouco contou com a presença de outros membros do grupo, que ficaram bastante descontentes com a atitude de Paul.

Em palavras ambíguas e sem falar diretamente que a banda havia acabado, Paul disse que não tinha planos de lançar outro disco com os Beatles ou escrever músicas com John Lennon novamente. Os boatos sobre o fim da banda já circulavam desde o pré-lançamento do disco Abbey Road, no ano anterior. Já no final dos anos 60, os membros do grupo conduziam os seus projetos paralelos e mantinham relações apenas comerciais.

Em sua defesa, Paul disse que havia se reunido com os outros membros dos Beatles um mês antes do “anúncio”. Segundo ele, Jonh havia dito que estava deixando a banda. No final daquele ano, Paul iria abrir um processo para dissolver a parceria de negócios dos Beatles, um processo formal que acabaria por tornar oficial o rompimento “não oficial”, anunciado neste dia, em 1970.

 

Imagem: Algemeen Nederlands Fotopersbureau (ANEFO), 1945-1989 [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons