Hoje na história

06.set.1943

Nasce Roger Waters, fundador do Pink Floyd

Um dos fundadores da lendária banda Pink Floyd, o músico, baixista e co-vocalista Roger Waters nasceu no dia 6 de setembro de 1943, em Surrey, na Inglaterra. Seu pai morreu na Segunda Guerra Mundial quando ele tinha apenas 5 meses de idade, e sua mãe, Mary, mandou-o, ao lado de seu irmão mais velho, pra Cambridge. Waters fez o ensino fundamental e médio com Syd Barrett e acabou conhecendo David Gilmour, que morava nas vizinhanças. Ele conheceu Nick Mason e Richard Wright na faculdade e, em seguida, nasceu o Pink Floyd.

Após a saída de Barrett, Waters passou a liderar o grupo, escrevendo grande parte das músicas dos discos de maior sucesso da banda - The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, Animals, The Wall e todas de The Final Cut. Ele deixou o Pink Floyd em 1985 para seguir sua carreira solo e tem excursionado e gravado seu próprio material desde então.

O Muro de Berlim caiu no final de 1989 e, no ano seguinte, Waters encenou The Wall – Live in Berlin, um concerto beneficente que atraiu milhares de pessoas e bilhões de telespectadores. Embora muitos músicos famosos tenham sido convidados, Waters ignorou seus antigos colegas de banda - assim que saiu do Pink Floyd, em 85, Waters moveu um processo (sem sucesso) contra os ex-parceiros de banda pelo direito futuro de usar o nome e o material do grupo.

Em 2 de julho de 2005, Water reuniu os seus ex-parceiros de Pink Floyd - Nick Mason, Richard Wright e David Gilmour - para o Live 8, um concerto beneficente. Foi a primeira aparição do grupo com Waters desde a última apresentação, 24 anos antes. Em 2010, ele iniciou a turnê The Wall Live, que inclui uma performance completa do álbum The Wall. Durante essa turnê, Gilmour e Mason (os únicos remanescentes do Pink Floyd, com a morte de Richard Wright), mais uma vez, tocaram com Waters, em 12 de maio de 2011, na O2 Arena, em Londres.

 


Imagem: Ben Cook/Shutterstock.com