Hoje na história

23.Oct.1940

Nasce Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos

Em 23 de outubro de 1940, nascia Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, lenda do esporte e figura reconhecida mundialmente. Mineiro da cidade de Três Corações, com apenas 17 anos entrou para a história ao conquistar a primeira Copa do Mundo para o Brasil, em 1958, na Suécia. Quatro anos depois, repetiria o feito com o título mundial no Chile.

Em 1966, a seleção acabou eliminada na primeira fase, e Pelé disse, mais tarde, que até tinha pensando em parar de jogar futebol por causa do fracasso na competição. Porém, em 1970, na Copa do México, ele mostrou que é Rei e levou o Brasil à conquista do terceiro título mundial. Ao total, Pelé vestiu a camisa da seleção 115 vezes, com 97 gols marcados. Na sua carreira, anotou 1.281 gols, tanto como amador quanto como profissional. Pelo Santos Futebol Clube, onde jogou de 1956 a 1974, acumulou títulos como duas libertadores, cinco copas do Brasil, uma Taça de Prata e 10 campeonatos paulista.

No final da carreira, Pelé defendeu o Cosmos, de Nova York, onde conquistou o título da liga nos Estados Unidos. Sua retirada oficial dos gramados aconteceu em 1977. Por conta da sua vitoriosa carreira, recebeu do jornal francês L Equipe o título de Atleta do Século de todos os esportes, em 15 de maio de 1981. No fim de 1999, o Comitê Olímpico Internacional elegeu Pelé o Atleta do Século. Em 2000, a Fifa também o elegeu "O Jogador de Futebol do Século XX", numa votação realizada por ex-atletas e ex-treinadores.


Imagem: Bilsen, Joop van / Anefo [CC BY-SA 3.0 nl], via Wikimedia Commons