Hoje na história

24.ago.1944

Nasce o poeta e escritor Paulo Leminski

Em um dia como este, no ano de 1944, nascia, em Curitiba, Paulo Leminski Filho, escritor, poeta, crítico, tradutor, além de faixa preta de judô.
 
Dono de uma vasta e relevante obra, também foi letrista e músico, tanto que uma composição sua, Verdura (1981), foi gravada por Caetano Veloso no disco Outras Palavras. Por sua formação intelectual, Leminski é visto como um poeta de vanguarda, apesar de ter aderido à contracultura e participado de revistas alternativas, o que o deixou próximo de da geração de poetas marginais.
 
Na década de 1970, teve poemas e textos publicados em diversas revistas. Em 1975, lançou o  "Catatau", considerada uma obra ousada. Entre 1984 e 1986, traduziu obras de James Joice, John Fante, John Lennon, Samuel Beckett e Yukio Mishima. Ele era fluente em seis idiomas: inglês, francês, latim, grego, japonês, espanhol. Estudioso da língua e cultura japonesas, publicou a biografia de Bashô (1963). Ele morreu em Curitiba, aos 44 anos, no dia 7 de junho de 1989, vítima de uma cirrose hepática.
 
 

Imagem: Eduardo Pioli Alberti (Template:Imagem do filme "Ervilha da Fantasia") [Public domain], via Wikimedia Commons