Todos os horários
22.May.1959

Nasce o músico Morrissey, ex-The Smiths

Aclamado como um dos grandes compositores britânicos, Steven Patrick Morrissey, mais conhecido como Morrissey, nasceu no dia 22 de maio de 1959, em Davyhulme, Lancashire, na Inglaterra.

Cantor, compositor e escritor, ele ficou conhecido como letrista e vocalista da banda de indie rock The Smiths (1982-1987). Desde então, segue carreira solo de sucesso. 

Morrissey cresceu em Manchester e desde pequeno nutre amor pela literatura e música. Antes de formar o The Smiths, liderou duas bandas punk, The Nosebleeds e Slaughter & The Dogs, com pouco sucesso.

Com The Smiths, em 1982, atraiu reconhecimento nacional com o álbum de estreia auto-intitulado. Líder da banda, Morrissey chamou a atenção por sua inteligência, espirituosidade, letras sarcásticas e sua aparência idiossincrática. Evitando o rock machista, cultivou a estética de uma pessoa fora dos padrões sociais, evitou as drogas e abraçou o celibato. The Smiths lançou mais cinco álbuns - incluindo os aclamados "Meat is Murder" e "The Queen is Dead".  Após diferenças pessoais entre Morrissey e seu companheiro de banda Marr, The Smiths chegou ao fim em 1987.

O primeiro álbum de Morrissey em carreira solo foi Viva Hate. Este e os seus álbuns posteriores - Bona Drag, Kill Uncle, Your Arsenal e Vauxhall and I - foram muito bem nas paradas do Reino Unido e produziram vários singles de sucesso.

Em meados da década de 90, o músico trocou o Reino Unido por Los Angeles, onde começou a flertar com as imagens patrióticas e com a masculinidade da classe trabalhadora. Suas discussões sobre identidade nacional britânica resultaram em acusações de racismo, o que ele negou. 

Seus álbuns na reta final dos anos 90, Southpaw Grammar e Maladjusted, fizeram relativo sucesso. Após um hiato entre 1998 e 2003, Morrissey lançou o bem-sucedido You Are The Quarry, em 2004. 

De mudança para a Itália, vieram os trabalhos Ringleader of the Tormentors, Years of Refusal e World Peace is None of Your Business. Em 2013, Morrissey lançou sua autobiografia, seguido por seu primeiro romance em 2015.

Muito influente, o músico é cultuado por fãs do mundo todo. De sexualidade ambígua, ele também virou um ícone gay. Morrissey também costumar levantar controvérsias por suas francas opiniões sobre direitos do vegetarianismo, dos animais, questionamentos sobre a realeza e os políticos, a identidade nacional e a cultural britânica.

 

 


 

Imagem: Caligvla / English Wikipedia [GFDL, CC-BY-SA-3.0 or CC BY 2.5], via Wikimedia Commons