Todos os horários
03.May.1933

Nasce o músico James Brown, a lenda da funk music

Também conhecido como "O Padrinho do Soul", "Sex Machine", entre outros apelidos, o músico James Joseph Brown nasceu no dia 3 de maio de 1933, em Barnwell, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. 

Muito antes de se tornar uma lenda do show business, o pai e fundador da funk music norte-americana precisou trabalhar muito quando pequeno, em sua infância de muitas dificuldades. Ele teve que ir cedo à luta, em Augusta, Geórgia, onde foi viver com sua tia Honey Washington, aos seis anos de idade.

O garoto passou os anos anteriores com o seu pai, James, vendendo alcatrão de pinho para a fábrica local de terebintina nos bosques do County de Barnwell, na Carolina do Sul. A mãe de James havia deixando o seu pai por outro homem, quando o filho tinha apenas quatro anos. Enquanto isso, sua tia Honey tentava exercer algum tipo de papel materno para James, apesar do fato de ela manter um bordel e vender bebidas.

Músicos famosos da geração de James recebiam a sua formação musical no contexto tradicional da igreja. Isso não aconteceria com ele, que iria receber seus conhecimentos das ruas, entre trabalhos como o de catador de algodão e engraxate. Além disso, ele também dançava e cantava para atrair clientes ao negócio da sua tia. James Brown também aperfeiçoou seus talentos na prisão, onde passou três anos por roubar carros quando tinha 15 anos. Aos 19, por incrível que pareça, deixou o presídio motivado, mais sábio e ferozmente talentoso. James Brown saiu da prisão e começou sua escalada em direção ao sucesso. 

Ele morreu no dia de Natal, 25 de dezembro, de 2006, em Atlanta, na Georgia, aos 73 anos, vítima de uma pneumonia.

Imagem: miqu77/Shutterstock.com