Hoje na história

14.mar.1879

Nasce o físico Albert Einstein

No dia 14 de março de 1879 nascia na cidade de Ulm, Alemanha, o físico Albert Einstein. Considerado um dos maiores cientistas do século XX, ele é conhecido pela fórmula E=mc², que descreve a relação entre massa e energia. Ele foi ganhador Prêmio Nobel de Física, em 1921, por seu trabalho com física quântica. Suas teorias fundamentaram as bases para o desenvolvimento da mecânica quântica. Em 1915, Einstein publicou a teoria geral da relatividade, onde tentava incluir a gravidade como o novo marco relativista que propôs na teoria especial, e desenvolveu a noção da gravidade, como resultante da curvatura do tempo-espaço. Com sua teoria, derrubou o conceito da invariabilidade do tempo e demonstrou que as observações sempre dependiam do marco de referência no qual se situavam e da velocidade do observador. Diante da provável subida de Hitler ao poder na Alemanha, Einstein decidiu imigrar para os Estados Unidos, em 1932, onde trabalhou como professor em Princeton. Ali, dedicou-se a uma teoria completa para unificar a gravidade com as forças eletromagnéticas. O físico, contudo, não conseguiu completar a tarefa antes da sua morte, em 18 de abril de 1955, em Princeton, nos EUA.

 

Além de grande cientista, Albert Einstein é autor de diversas frases e pensamentos que nos fazem refletir.

"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." Fica claro o que ele quis dizer?

Embora  não seja o termo exato,  a técnica é bastante conhecida como meditação. O dicionário define meditar como pensar, refletir sobre algo. Mas para fazer com que a consciência flua pelo veículo intuicional é preciso neutralizar o organismo mental, ou seja, parar de pensar. 

Você já tentou ficar 10 segundos sem pensar em absolutamente nada?

Se tentou, sabe quão dificil foi. Isto acontece porque a natureza de nossa mente é ser inquieta, como uma criança que precisa de novidades e agitação o tempo todo.

A não ser que você seja Einstein ou algum outro super humano, para conseguir parar a mente é necessário treinamento.

 Ele consiste em concentrar-se sobre uma imagem fixa ou um som contínuo e não pensar em nada, não analisar o objeto da concentração, mas simplesmente pousar a mente nele até que ela se infiltre no objeto.É importante permanecer lúcido e principalmente acordado!

Faça esse treinamento ao acordar e antes de dormir, você vai se surpreender!

 

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

 

 

Clique aqui e saiba mais sobre a história de Albert Einstein