Hoje na história

26.Sep.1936

Nasce o escritor Luis Fernando Verissimo

Um dos mais populares escritores da atualidade no Brasil, Luis Fernando Verissimo nascia em um dia como hoje, em 1936, em Porto Alegre. Conhecido por suas crônicas e textos de humor,  com publicações em vários jornais e revistas do país, Verissimo é também cartunista, tradutor, roteirista e músico - toca saxofone. Ele possui mais de 60 títulos publicados e é filho de outro escritor também muito popular, o saudoso Érico Verissimo.

 

Eu era contra a crase até aprender a usá-la. Hoje, eu a defendo, para não concluir que perdi meu tempo.
Luis Fernando Veríssimo

 

Sua popularidade cresceu bastante a partir da década de 80, com o livro "O Analista de Bagé", um  fenômeno de vendas em todo o país. Depois passou a publicar uma página semanal de humor na revista Veja. Em 1983, lançou um novo personagem de muito sucesso, a Velhinha de Taubaté, definida como "a única pessoa que ainda acredita no governo". 

Os sucessos de vendas dos seus livros e textos acompanharam a sua carreira e, em 2006, quando completou 70 anos, ele alcançava a marca de mais de 5 milhões de exemplares vendidos. Sem dúvida, é um dos escritores brasileiros de maior consagração do país.

 


Imagem: Marcello Casal Jr./ABr (Agência Brasil [1]) [CC BY 3.0 br], via Wikimedia Commons