Todos os horários

Hoje na história

09.Nov.1955

Nasce Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus

Consagrado pelo filme Cidade de Deus, o cineasta Fernando Meirelles nasceu no dia 9 de novembro de 1955, em São Paulo. Seu pai era um médico gastroenterologista que viajava regularmente para a Ásia e América do Norte (entre as outras regiões) e, com isso, teve a oportunidade de entrar em contato com culturas e lugares diferentes durante sua infância. Aos 12 anos, recebeu uma filmadora como presente, o que despertou interesse pelo trabalho com imagens.

Fundou com amigos a produtora Olhar Eletrônico, onde, além de seu trabalho experimental, criou e dirigiu uma série de projetos para a televisão brasileira, como a série infantil "Ra-Tim-Bum".

No final dos anos 80, Meirelles e seus amigos entraram no mercado publicitário. Com isso, fecharam a Olhar Eletrônico para fundar, em 1990, a O2 Filmes, produtora focada em publicidade e na produção de cinema. Durante a primeira metade da década de 90, Meirelles se tornou um dos produtores e diretores de publicidade mais requisitados do Brasil.

Sua carreira, contudo, daria um salto inesperado. Tudo começou em 1997, depois de ler o romance "Cidade de Deus", de Paulo Lins. A história do livro deixou-o tão chocado que ele decidiu levá-la para o cinema. Nos anos seguintes, assumiu a tarefa de supervisionar a adaptação, enquanto a pré-produção do filme avançava lentamente. No meio, teve tempo para dirigir, em 1998, o filme "Menino Maluquinho 2" e, em 2001, "Doméstica", um filme que ganhou vários prêmios internacionais, antecipando o que finalmente chegaria em 2002 com "Cidade de Deus". O filme foi um sucesso nacional e internacional, ganhando mais de 50 prêmios em todo o mundo, com quatro indicações ao Oscar, incluindo melhor diretor para Meirelles.

Após o sucesso de "Cidade de Deus", o diretor foi chamado para trabalhar nos Estados Unidos, onde realizou "O Jardineiro Fiel" (2005) e "Ensaio sobre a Cegueira” (2008), filmes com os quais aumentou sua reputação internacional. Em 2012, Meirelles dirigiu 360, obra com Anthony Hopkins, Jude Law e Rachel Weisz. Dois anos depois, foi a vez de participar da direção de 'Rio, Eu Te Amo”.

 


Imagem: Manfred Werner [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons