Hoje na história

07.set.1926

Nasce Ed Warren, um dos primeiros demonologistas norte-americanos

No dia 7 de setembro de 1926 nascia, em Bridgeport, Connecticut, nos Estados Unidos, Edward "Ed" Warren Miney, conhecido investigador paranormal, considerado um dos mais antigos demonologistas norte-americanos. Ele foi um veterano da Marinha na II Guerra Mundial e ex-policial que se tornou um autodidata em assuntos relacionados a assombrações e fantasmas. Autor de diversos livros e também palestrante, ele trabalhava ao lado da esposa Lorraine Warren Rita, uma clarividente e médium. Em 1952, o casal fundou a Sociedade da Nova Inglaterra para a Pesquisa Psíquica e também abriu o Museu Oculto Warren.

Eles alegaram ter investigado mais de 10 mil casos durante a sua carreira. Entre os mais famosos está o controverso assombro de Amityville, em que o casal George e Kathy Lutz, de Nova York, afirmou que sua casa era assombrada por uma presença demoníaca violenta tão intensa que, eventualmente, os expulsou do seu lar. Muitos, no entanto, consideram o caso uma farsa. O caso foi retratado em um livro, lançado em 1977, e também adaptado ao cinema e televisão em inúmeras ocasiões. Ed Warren morreu em 23 de agosto de 2006, em Monroe, Connecticut, aos 79 anos.

Em 2013, o filme Invocação do Mal (The Conjuring) conta a história do casal, com base em um caso dos Warren. A produção foi estrelada por por Patrick Wilson e Vera Farmiga.

Veja abaixo um vídeo feito pelos Warren em que é registrado um caso de atividade paranormal: