Hoje na história

21.set.1912

Nasce Charles Jones, animador de Looney Tunes

Charles Martin "Chuck" Jones nasceu no dia 21 de setembro de 1912 e faleceu no dia 22 de fevereiro de 2002. Foi um animador, caricaturista, escritor, produtor e diretor norte-americano. Seu trabalho mais importante foram os curta-metragens de Looney Tunes e Merrie Melodies do Estúdio de animação da Warner Brothers. Jones obteve um prêmio Oscar por seu curta-metragem The Dot and the Line (1965) e outro de honra por seu trabalho na indústria cinematográfica. Jones é considerado mundialmente por muitos como um mestre na caracterização e coordenação. Seus melhores trabalhos apresentam tal nível de refinamento em seus personagens que um simples movimento de sobrancelha pode ser cômico.

Da mesma forma que Walt Disney, Jones queria que a animação ganhasse o respeito que merecia das pessoas que trabalhavam na indústria do cinema, e sempre aceitou projetos especiais para demonstrá-lo, como What s Opera Doc, The Dot and the Line, e o filme político de 1944 Hell-Bent for Re-Election, dedicado à campanha eleitoral de Franklin D. Roosevelt. Os primeiros trabalhos de Jones se caracterizaram por serem ternos, especialmente aqueles onde aparecia o rato Sniffles.

Devido a um pedido do produtor Leon Schlesinger, Jones mudou seu estilo, e começou a fazer outro tipo de desenhos animados como Wackiki Wabbit e Hare Conditioned. Logo que Avery, Clampett e Schlesinger deixaram o estúdio, Jones reincorporou gradualmente elementos de seu antigo estilo com personagens como Marc Antony e Pussyfoot e o jovem Ralph Phillips.

 


Imagem: Alan Light [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons