Todos os horários
08.May.1941

Nasce a atriz Betty Faria

Betty Faria (cujo nome de batismo é Elisabeth Maria Silva de Faria), uma das atrizes mais populares do Brasil, nasceu em 8 de maio de 1941 no Rio de Janeiro. Desde jovem ela demonstrou inclinação artística, tendo estudado dança por dez anos antes de enveredar pela arte dramática. Betty acabou estreando na TV fazendo parte do corpo de baile de programas de auditório no fim dos anos 1950.

Em 1969, ela finalmente estreou como atriz, na novela Acorrentados, da TV Rio. Na década seguinte ela foi contratada pela TV Globo, onde se consagrou definitivamente. Ela estrelou em novelas da emissora como O Bofe e O Espigão. Em 1975, ela iria fazer o papel de Viúva Porcina na primeira versão de Roque Santeiro, mas a obra acabou proibida pela censura que vigorava no país durante a ditadura militar.

Logo em seguida, ela representou Lucinha na novela Pecado Capital, um de seus papeis mais marcantes. No fim da década de 70 ela ainda estrelou Bye Bye Brasil, um dos filmes de maior sucesso do cineasta Cacá Diegues. Nos anos 1980 sua carreira continuou em ascensão. O auge aconteceu no final da década, quando interpretou a personagem-título de Tieta, baseada na obra de Jorge Amado.
 

A atriz também teve passagens marcantes no teatro e em outras emissoras de televisão, como SBT e Bandeirantes. Betty tem dois filhos, a atriz Alexandra Marzo (fruto de seu casamento com o ator Cláudio Marzo) e João de Faria Daniel (fruto de seu casamento com Daniel Filho). 


Imagem: Cedoc/Globo