Todos os horários

Hoje na história

14.Sep.1812

Napoleão invade Moscou e se depara com emboscada russa

As tropas de Napoleão chegaram até Moscou em um dia como hoje, no ano de 1812. O exército francês, porém, encontrou uma cidade abandonada e queimada, numa emboscada armada pelos russos assim que souberam que as tropas do imperador francês estavam na fronteira da Rússia. 

A chamada Campanha Russa, na França, ou Guerra Patriótica, na Rússia, foi um ponto crucial para o temido exército francês, que acabou massacrado pelo frio e pela fome, sendo obrigado a retornar para a França, perseguido pelos russos. No caminho para casa, muitos homens morreram. 
 
Dos 500 mil homens das tropas de Napoleão que haviam rumado para a Rússia, apenas 27 mil retornaram. Essa derrota provocou uma grande mudança na política europeia, pois enfraqueceu a hegemonia francesa e abalou severamente a reputação de Napoleão como um gênio militar imbatível.
 
Napoleão abandonou os seus homens e voltou para Paris para assegurar sua posição como Imperador e preparar a resistência aos avanços dos russos. A campanha russa, iniciada no dia 24 de junho de 1812, terminou com o gosto da derrota no dia 14 de dezembro seguinte, quando as últimas tropas francesas deixaram a Rússia. Estes acontecimentos são retratados na obra Guerra e Paz, de Liev Tolstoi.

 

Imagem: Adolph Northen [Domínio público], via Wikimedia Commons