Hoje na história

05.out.2011

Morre Steve Jobs, fundador da Apple e e co-fundador da NeXT e Pixar

No dia 5 de outubro de 2011 morria em São Francisco, na Califórnia, Steve Paul Jobs, considerado gênio e visionário por suas criações à frente da Apple e também como co-fundador da NeXT e Pixar. Jobs morreu vítima de câncer, doença contra a qual lutava desde 2004. Nos seus últimos anos de vida, concedeu em torno de 40 entrevistas para Walter Isaacson, que escreveu a sua biografia autorizada.

Jobs nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955, em Los Altos, na Califórnia. Filho adotivo de um eletricista californiano chamado Paul e de sua mulher Clara, Jobs entrou para a Reed College em Portland, Oregon, aos 17 anos. Ele, contudo, não ficou muito tempo ali e teve que abandonar os estudos seis meses depois, pois não tinha condições de financiar os custos da universidade.

Com 20 anos, fundou a Apple com o seu amigo Steve Wozniak na garagem da casa dos seus pais. Dez anos depois, esta mesma empresa tinha 10 mil funcionários. Ironicamente, aos 30 anos, Jobs foi demitido da própria empresa por conta de disputas de poder. Nesta época, fundou a NeXT e a Pixar, de computação gráfica, que, em parceria com a Disney, produziu muitas animações de sucesso.

Em 1996, porém, a Apple comprou a NeXT e Jobs estava de volta à companhia que ele ajudou a fundar. A empresa não estava bem financeiramente. Jobs e sua equipe criaram então o iMac, em 1998, produto que vendeu bem e ajudou na recuperação da saúde financeira da Apple. Além da área da informática, Jobs também lançou produtos nos setores de telecomunicações (iPhone), músicas (iPod) e tablets (iPad). Jobs ficou na empresa como CEO até 2011, quando foi obrigado a se afastar por conta de um câncer.

 

Clique aqui e saiba mais sobre a história de Steve Jobs

 


Imagem: Acaben, cropped by Kyro (Flickr) [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons