Hoje na história

19.fev.2019

Morre o estilista alemão Karl Lagerfeld

O estilista alemão Karl Lagerfeld morreu em 19 de fevereiro de 2019, aos 85 anos, em Paris. Ele havia sido internado com urgência em um hospital no dia anterior. Há algum tempo ele já apresentava problemas de saúde.

Nascido em Hamburgo, Lagerfeld era filho de um próspero empresário do ramo da alimentação. Após estudar em escolas particulares na Alemanha, ele terminou o ensino secundário em Paris. Em 1955, se tornou assistente do designer de moda Pierre Balmain, depois de vencer um concurso.

Três anos depois, passou a trabalhar com a grife de Jean Patou, criando coleções de alta costura. Nas décadas seguintes, atuou como free-lancer para as casas de moda Chloé, Curiel e Fendi. Sua consagração internacional aconteceu em 1983, quando passou a assinar as coleções de alta costura, prêt-à-porter e acessórios da Chanel.

Como fotógrafo, Lagerfeld produziu capas e editoriais para a Vogue, Harper's Baazar e V Magazine. O designer também era conhecido por seu humor ácido e visual marcante. A lenda da moda estava sempre de óculos escuros, roupas pretas e com os longos cabelos brancos amarrados para trás.


Imagem: Christopher William Adach, via Wikimedia Commons