Todos os horários
17.Abr.2014

Morre o escritor Gabriel García Márquez, ganhador do Nobel de Literatura

Em 17 de abril de 2014, aos 87 anos, morria, na Cidade do México, o escritor colombiano Gabriel García Márquez. O autor de “Cem Anos de Solidão” e “O Amor nos Tempos do Cólera” ganhou, em 1982, o Prêmio Nobel de Literatura.

Gabriel José de la Concordia García Márquez nasceu em 6 de março de 1927, em Aracataca, na Colômbia, e foi criado por seus avós maternos nos seus primeiros anos de vida. Eles tiveram uma grande influência na futura produção escrita do autor. A preferência de Gabriel García Márquez pelo realismo mágico, gênero do qual ele é um dos representantes mais importantes, se deu, em grande medida, por causa da imaginação e superstições de sua avó, suas histórias de premonições e fantasmas. Na verdade, Ursula Iguará, uma das personagens principais de “Cem Anos de Solidão”, foi inspirada nela.

Já resolvido a se dedicar à literatura, García Márquez estudou direito na Universidade Nacional da Colômbia, mas não terminou a carreira. Em 1947, ele publicou o seu primeiro conto, “A Terceira Resignação”, no El Espectador, um jornal de Bogotá, no qual, posteriormente, ele começou a trabalhar como jornalista. “A Revoada (O Enterro do Diabo)”, seu primeiro romance, foi publicado em 1955. Entre outras obras do autor, estão: “Ninguém Escreve ao Coronel” (1961), “Má Hora: O Veneno da Madrugada” (1962), “Crônica de uma Morte Anunciada” (1981) e “Do Amor e Outros Demônios” (1994).

Imagem: Jose Lara [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons