Todos os horários
26.May.2008

Morre o cineasta Sidney Pollack

Em 26 de maio de 2008, o diretor, produtor e ator Sidney Pollack, cujos sucessos incluem “Tootsie”, “Entre Dois Amores” e “A Firma”, morre de câncer em sua residência, em Nova York, aos 73 anos.

Após o ensino médio, Pollack deixou sua cidade natal, South Bend, em Indiana, para estudar na Neighborhood Playhouse School of the Theater, em Nova York. Ele atuou em uma montagem ao vivo da Playhouse para “Por Quem os Sinos Dobram”, dirigida por John Frankenheimer, e apareceu em várias produções da Broadway. Segundo o obituário de Pollack no New York Times, foi Burt Lancaster quem levou o jovem ator à direção, apresentando-o ao magnata de Hollywood Lew Wasserman, que conseguiu uma ponta para Pollack na série de TV “Shotgun Slade”. Em seguida, Pollack dirigiu episódios de “Ben Casey” e “O Fugitivo” para a TV e ganhou um Emmy por dirigir um programa apresentado por Bob Hope em 1966.

O primeiro longa-metragem de Pollack, “Uma Vida em Suspense” contava com Sidney Poitier e Anne Bancroft e foi lançado em 1965. A recepção da crítica foi fria e só passou para morna nos seus trabalhos seguintes. O sucesso veio em 1969 com “A Noite dos Desesperados”, estrelando Jane Fonda. O filme sombrio que retrata a época da Grande Depressão recebeu nove indicações ao Oscar, incluindo uma para Pollack como Melhor Diretor. Quatro anos depois, ele emplacou outro sucesso com “Nosso Amor de Ontem”, um romance comovente com Barbra Streisand e Robert Redford e que foi arrasado pelos críticos. Redford, um dos colaboradores mais assíduos de Pollack, também estrelou (ao lado de Faye Dunaway) o thriller de sucesso de 1975 “Três Dias do Condor” e (com Jane Fonda) a comédia maluca “O Cavaleiro Elétrico”, de 1979.

Depois de uma incursão no drama sério com “Ausência de Malícia” (1981), Pollack retornou, no ano seguinte, com “Tootsie”, uma comédia estrondosa e de muito sucesso, estrelada por Dustin Hoffman e pela qual ele recebeu sua segunda indicação ao Oscar como Melhor Diretor. O filme foi a segunda maior bilheteria de 1982, atrás apenas de “E.T. – O Extraterrestre”, de Steven Spielberg. Pollack finalmente levou para casa a estatueta de Melhor Diretor pelo drama romântico “Entre Dois Amores” (1985), estrelando Meryl Streep e Robert Redford. A produção também ganhou o Oscar de Melhor Filme. “Havana” (1990), estrelado por Redford, fracassou, mas Pollack voltou à forma com o thriller jurídico de enorme sucesso “A Firma” (1993), com Tom Cruise no papel principal e baseado no best-seller de John Grisham. 

Após duas decepções – “Sabrina” (1995) e “Destinos Cruzados” (1999), ambos estrelados por Harrison Ford –, Pollack ficou seis anos sem dirigir, retornando com o drama “A Intérprete” (2005), com Nicole Kidman e Sean Penn. No final de sua carreira, Pollack acumulou uma lista impressionante de filmes independentes como produtor. Em 2000, ele se associou ao diretor Anthony Minghella (também morto em 2008) para fundar a Mirage Enterprises. A empresa lançou o aclamado “Cold Mountain” (2003), de Minghella, e o último filme de Pollack como diretor, o documentário “Sketches of Frank Gehry”, em 2006.

Ao longo de sua carreira, Pollack manteve uma reputação de trabalhar muito bem com grandes estrelas de Hollywood, como Robert Redford, Jane Fonda, Babra Streisand, Meryl Streep, Harrison Ford, Sally Field, Dustin Hoffman, Tom Cruise, Nicole Kidman e Sean Penn. Além disso, acumulou uma série de performances notáveis como ator, incluindo um papel de destaque em “Maridos e Esposas” (1992), de Woody Allen. Pollack apareceu em vários de seus filmes, interpretando o agente de Dustin Hoffman em “Tootsie” e o chefe de Sean Penn em “A Intérprete”, entre outros papéis. Na televisão, teve um papel recorrente na série “Will & Grace” e foi visto também em “Just Shoot Me!”, “Louco por Você”, “Família Soprano” e “Entourage: Fama & Amizade”. Suas últimas aparições foram em “Conduta de Risco”, de 2007 (o qual ele também produziu), como um advogado corporativo esgotado e na comédia “O Melhor Amigo da Noiva”, de 2008.


 


Imagem: Arthur - Westchester County North of NYC, USA, at [email protected] (cortado do original, Sydney Pollack) [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons