Hoje na história

27.DEZ.2016

Morre a atriz Carrie Fisher, a Princesa Leia de Star Wars

A atriz norte-americana Carrie Fisher, que se consagrou pelo papel da Princesa Leia na franquia Star Wars, morreu aos 60 anos em 27 de dezembro de 2016. A artista havia sofrido um ataque cardíaco enquanto estava a bordo de um avião que viajava de Londres para Los Angeles três dias antes. Ela foi levada para o hospital, onde ficou internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo, mas não resistiu.

Fisher era filha da atriz Debbie Reynolds, com quem sempre teve uma relação conturbada. Ela estreou no cinema em 1975 no filme “Shampoo”, de Hal Ashby, no qual dividia a cena com Warren Beatty. Seu papel mais popular foi o da Princesa Leia Organa, na franquia Star Wars. Ele representou a personagem em “Uma Nova Esperança” (1977), “O Império Contra-ataca” (1980), “O Retorno de Jedi” (1983) e “O Despertar da Força” (2015) . A personagem, irmã do herói Luke Skywalker e filha do vilão Darth Vader, entrou definitivamente para o imaginário dos fãs e virou um símbolo da cultura pop após as cenas com o biquíni dourado em "O Retorno de Jedi", quando foi escravizada e acorrentada pelo monstruoso Jabba. 

[Confira a biografia de Leia Organa, a personagem que marcou a carreira de Carrie Fisher]

Carrie Frances Fisher nasceu em Beverly Hills, na Califórnia, em 21 outubro de 1956. Ela também era romancista, escritora, roteirista e artista performática. Além de seu trabalho no cinema, ela também ficou conhecida por seu romance semi-autobiográfico Postcards From the Edge , que foi adaptado para o cinema com o título de "Lembranças de Hollywood", dirigido por Mike Nichols e estrelado por Meryl Streep e Shirley McClaine. A obra abordava seu problema com o vício em drogas e os conflitos com a mãe. Ela também escreveu outro livro baseado em sua vida, chamado Wishful Drinking.

No cinema, fora a Princesa Leia, ficou conhecida por atuações em filmes como "The Blues Brothers", "Hannah e suas Irmãs" e "Harry e Sally: Feitos um para o outro". Recentemente ela havia completado sua participação em "Star Wars: Episódio VIII", previsto para ser lançado em dezembro de 2017, reprisando o papel de Princesa Leia.


Fonte: The Guardian
Imagem: Riccardo Ghilardi/Wikimedia Commons