Hoje na história

04.DEZ.1980

Led Zeppelin anuncia oficialmente o fim da banda

Em um dia como este, no ano de 1980, chegava oficialmente ao fim o Led Zeppelin, banda de rock considerada por muitos uma das melhores de todos os tempos. Os integrantes decidiram por encerrar a banda depois da morte do baterista John Henry Bonham, aos 32 anos, ocorrido no dia 25 de setembro daquele mesmo ano. O músico foi vítima de sufocamento pelo próprio vômito. Na noite anterior, Bonham havia bebido muita vodca e foi dormir. Pela manhã, Benji LeFevre, que trabalhava com a banda, encontrou o baterista morto em um dos quartos da casa de Jimmy Page, em Windsor, na Inglaterra, onde o grupo estava reunido. Apesar dos vários rumores sobre a morte de Bonham, uma autópsia revelou que não havia nenhum tipo de droga ilícita em seu corpo.
 
Sem ter condições de seguir sem o baterista, a banda emitiu um comunicado à imprensa no dia 4 de dezembro 1980, declarando que o grupo havia chegado ao fim: "Queremos que se saiba que a perda de nosso querido amigo, e do profundo sentimento de harmonia indivisível sentida por nós mesmos e nosso empresário, nos levaram a decidir que não poderíamos continuar como éramos".
 
O Led Zeppelin é considerado o criador do hard rock e heavy metal e provocou uma inovação na história da música. Muitos anos após a morte de Bonham, o grupo fez algumas apresentações únicas e isoladas, sendo a última em 2007, em Londres, para um público de 20 mil pessoas, em uma única apresentação. O filho de Bonham, Jason, tocou a bateria neste show. A banda, formada em 1968, em Londres, tinha como integrantes o guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant, o baixista e tecladista John Paul Jones e John Bonham.

 

 


 

Imagem: By Jim Summaria, http://www.jimsummariaphoto.com/ (Wikipedia:Contact us/Photo submission) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons