Hoje na história

09.jun.1993

Lançado o sucesso de bilheteria Jurassic Park

Um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos, o filme Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros, era lançado nos cinemas nos Estados Unidos no dia 9 de junho de 1993. A produção fez a sua estreia no dia 13 de junho nas salas de cinema do Brasil. Considerado um marco nos efeitos visuais, o filme recebeu, no geral, críticas bastante positivas. Sua arrecadação foi surpreendente: mais de US$ 900 milhões em todo o mundo, tornando-se o filme de maior bilheteria até então (foi superado apenas por Titanic, quatro anos depois). Com o relançamento, o Jurassic Park se tornou o primeiro filme da Universal Pictures e também de Steven Spielberg a ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão de arrecadação nos cinemas mundiais.
 
A trama, dirigida por Steven Spielberg, é baseada no livro de mesmo nome, escrito por Michael Crichton, que também realizou a adaptação da obra para as telonas. O elenco contou com nomes como Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Richard Attenborough, Ariana Richards, Joseph Mazzello, Samuel L. Jackson e Bob Peck.
 
O filme se passa na fictícia Isla Nublar, onde um filantropo bilionário e uma pequena equipe de geneticistas criaram um parque temático, onde as principais atrações são espécies de dinossauros que “retornaram à vida” por conta da engenharia genética. A obra teve locações na Califórnia e no Havaí. O filme conquistou três Oscars: Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Especiais. O filme originou três sequências — The Lost World: Jurassic Park, Jurassic Park III e Jurassic World.
 

Imagem: Shutterstock.com