Hoje na história

05.nov.1935

Lançado o jogo de tabuleiro Monopoly (Banco Imobiliário)

Um dos jogos de tabuleiro mais populares de todos os tempos, o Banco Imobiliário, foi lançado no dia 5 de novembro de 1935, nos Estados Unidos. Originalmente, com o nome de Monopoly, ele é produzido pela Hasbro e estima-se que já vendeu mais de 200 milhões de unidades pelo mundo.

O jogo foi lançado na época da Grande Depressão nos EUA. Seu criador, Charles Darrow, perdeu o emprego por causa da crise e inventou um jogo baseado no The Landlord’s Game (O Jogo do Proprietário), que fazia uma crítica ao capitalismo. Darrow decidiu fazer o contrário e criou um jogo em que qualquer pessoa pudesse virar um magnata, com a compra e venda de terrenos em locais valorizados. 

O jogo - que no Brasil é fabricado pela Estrela - segue em constante evolução e versões mais atualizadas contam com sistema cartão de crédito, além de poder jogar por celular ou Facebook. Mas se prepare: o jogo é longo, ideal para um final de semana chuvoso, mas às vezes nem isso é suficiente. A partida mais longa do Banco Imobiliário durou 59 dias.

 


Imagem: Hasbro/Parker Brothers/Waddingtons [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons