Hoje na história

26.out.2004

Lançado o GTA: San Andreas, um dos games de maior sucesso da história

No dia 26 de outubro de 2004, um dos jogos de maior sucesso entre todos os consoles era lançado para o PlayStation 2. Desenvolvido pela Rockstar North, o Grand Theft Auto (GTA): San Andreas é considerado por muitos críticos como um do melhores jogos de todos os tempos e recebeu elogios pelo enredo, trilha sonora e jogabilidade.

Foi o jogo mais vendido no ano de seu lançamento. Até 2011, mais de 27,5 milhões de cópias haviam sido comercializadas em todo o mundo. Até hoje, é o jogo mais vendido do PlayStation 2. No ano seguinte ao seu lançamento, o game ganhou uma versão para Windows e Xbox. Mais tarde, foi remasterizado para Android e Xbox 360 e tornou-se disponível para Steam, com números de vendas elevados em todas as plataformas.

San Andreas é o terceiro jogo em 3D da série GTA. Jogado a partir de uma perspectiva de terceira pessoa em um ambiente de mundo aberto, que dá ao jogador controle total sobre sua experiência de jogo, o game tem como destaques as guerras de gangues, a customização de carros e personagens. 

A história se passa no estado fictício de San Andreas, nos Estados Unidos, que contém três metrópoles: Los Santos (baseada em Los Angeles), San Fierro (baseada em São Francisco) e Las Venturas (baseada em Las Vegas).

Gângster Carl "CJ" Johnson

Ambientada em 1992, a trama gira em torno do gângster Carl "CJ" Johnson, que retorna para sua casa em Los Santos, depois de uma longa temporada em Liberty City (a versão de Nova York do jogo), após descobrir a morte da mãe. CJ encontra a família e a antiga gangue, a Grove Street Families, desamparados e inicia a retomada dos negócios, ao mesmo tempo em que descobre aos poucos o que está realmente por trás do assassinato da mãe.

Apesar do sucesso comercial e de crítica, assim como nos lançamentos anteriores da série, o GTA San Andreas também foi alvo de polêmica pelo conteúdo violento e sexual. Em meados de 2005, foi descoberto um código que dava acesso ao minijogo de sexo oculto apelidado de "Hot Coffee", que fez o game ser reavaliado temporariamente como um jogo para adultos e obrigou a Rockstar North a retirar 85% das cópias do mercado.


Imagem: Christian Bertrand / Shutterstock.com