Hoje na história

21.set.1937

J.R.R. Tolkien publica clássico "O Hobbit"

Um dos livros mais populares da literatura fantástica infanto-juvenil, o Hobbit, era publicado em um dia como este, no Reino Unido, no ano de 1937, pelo escritor J.R.R Tolkien. Também filólogo e professor, Tolkien teve usa obra aclamada pela crítica e nomeado à Medalha Carnegie. Até os dias atuais, o livro segue um clássico da literatura infantil.
 

A obra é sobre a árdua jornada de Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila, que, repentinamente, tem sua comodidade interrompida pela visita de 13 anões e do feiticeiro Gandalf, que o arrastam por montanhas e por terras afastadas, onde ele enfrenta trolls, orcs, wargs e elfos. O objetivo é resgatar um tesouro muito bem guardado pelo dragão Smaug.
 

"Você pode encontrar as coisas que perdeu, mas nunca as que abandonou."
Gandalf, em The Lord of the Rings  - JRR Tolkien


 
O crescimento pessoal e as diferentes formas de heroísmo estão entre os temas da história. Acredita-se que a experiência de Tolkien na Primeira Guerra e seu conhecimento como acadêmico sobre literatura anglo-saxônica, além do seu interesse em contos de fadas, serviram como inspirações e influências do autor.
 
Além de O Hobbit, Tolkien também escreveu “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”, este último, sua maior paixão, postumamente publicado, e considerado sua principal obra, embora não a mais famosa. Por causa da popularidade do seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica". Suas obras foram traduzidas para mais de 20 idiomas, vendeu mais de 200 milhões de cópias e influenciou toda uma geração. Tolkien morreu no dia 2 de setembro de 1973, em Bournemouth, na Inglaterra, aos 81 anos.
 
 

Imagem: Strebe (File in w:en) [Public domain], via Wikimedia Commons