Hoje na história

28.out.2018

Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente do Brasil em 28 de outubro de 2018. Ele venceu as eleições com 55,13% dos votos válidos, contra 44,87% do adversário Fernando Haddad (PT). Houve 2,14% de votos brancos e 7,43% de nulos.

O presidente eleito atuava com deputado federal desde 1991. Antes disso, foi vereador no Rio de Janeiro. Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras e serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército Brasileiro. Ingressou na reserva em 1988, com o posto de capitão. Em sua carreira política, passou pelo PDC, PP, PPR, PPB, PTB, PFL, PP, PSC e PSL.

Em 1988, entrou na vida pública elegendo-se vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Assumiu seu mandato em 1989, ficando dois anos na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Durante seu mandato, procurou dar visibilidade às causas militares. 

Nas eleições de 1990, elegeu-se deputado federal. Viriam em seguida outros seis mandatos sucessivos. Na Câmara, Bolsonaro foi titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e da Comissão de Segurança Pública. Em 26 anos de atividades no Congresso, ele apresentou 171 projetos. Dois deles viraram lei: uma proposta que estendia o benefício de isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para bens de informática e outro que autorizava o uso da chamada "pílula do câncer" (fosfoetanolamina sintética). 

Em março de 2016, anunciou sua pré-candidatura à Presidência do Brasil. Sua campanha presidencial foi lançada em agosto de 2018, tendo o general reformado Hamilton Mourão como seu vice na chapa. Durante a campanha, foi vítima de um ataque a faca durante um ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais. Foi atingido no abdômen e teve que se submeter a uma cirurgia. 


 Imagem: Arquivo/Agência Brasil