Hoje na história

20.fev.1933

Hitler promove reunião secreta com empresários para financiar o Partido Nazista

Em 20 de Fevereiro de 1933, houve uma reunião secreta entre o chanceler nazista Adolf Hitler e empresários alemães na residência oficial do Presidente do Reichstag, Hermann Göring, em Berlim. O objetivo do encontro era arrecadar fundos para a campanha eleitoral do Partido Nazista.

As eleições alemãs seriam realizada em 5 de Março de 1933. Os nazistas queriam alcançar uma maioria de dois terços para aprovar a Lei de Concessão de Plenos Poderes. Além disso, eles pretendiam juntar cerca de três milhões de Reichsmarks (moeda oficial na Alemanha de 1924 até 1948) para financiar a campanha.

Discursando no evento, Hitler culpou a democracia pela ascensão do comunismo. "O governo de Weimar nos impôs uma certa ordem constitucional pela qual eles nos colocam em uma base democrática. Pelas mesmas razões pelas quais critiquei a democracia antes, era inevitável que o comunismo, em medida cada vez maior, penetrasse nas mentes do povo alemão", disse.

De acordo com pesquisadores, a reunião apresenta evidências de que grandes empresas financiaram o nazismo. Mas o historiador Henry Ashby Turner destaca que as contribuições não eram totalmente voluntárias. Outro historiador, o britânico Ian Kershaw, classificou as contribuições como "chantagem política”. O total de contribuições feitas ao Partido Nazista atingiu 2.071.000 Reichsmarks: 

Imagem: German Federal Archives, via Wikimedia Commons