Hoje na história

17.out.1931

Gângster Al Capone vai para a prisão

Um dos gângsters mais conhecidos da história e um dos criminosos mais procurados dos Estados Unidos, Al Capone, era condenado à prisão em um dia como este, em 1931. Ele foi considerado culpado por sonegação de impostos e pegou 11 anos de cadeia, além de ter que pagar uma multa de US$ 80 mil.

Al Capone começou a cumprir sua pena em Atlanta, mas foi depois transferido para Alcatraz, penitenciária de segurança máxima, em São Francisco. Em 1939, sua prisão foi revista, por conta da seu estado de saúde. Al Capone havia contraído sífilis, apresentava distúrbios mentais e morreu no dia 25 de janeiro de 1947, em Palm Beach. 
 
Também conhecido como Scarface ("Cara de Cicatriz"), Al Capone liderou um grupo criminoso dedicado ao contrabando e venda de bebidas, entre outras atividades ilegais, durante a lei seca que vigorou nos EUA nas décadas de 20 e 30. Ele tinha informantes, pontos de apostas, casas de jogo, bordéis, clubes noturnos, destilarias e cervejarias. Chegou a faturar US$ 100 milhões por ano durante a lei seca.
 
 

Imagem: Wide World Photos, Chicago Bureau (Federal Bureau of Investigation) [Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons