Todos os horários

Hoje na história

17.Nov.1895

Fundado o Clube de Regatas do Flamengo

No dia 17 de novembro de 1895 era fundado o Clube de Regatas do Flamengo, também conhecido como Mengo, Mengão e Fla, um dos clubes de futebol de maior torcida do Brasil. Estima-se que seus torcedores somem algo entre 35 milhões e 40 milhões de pessoas.

O Flamengo foi fundado no bairro homônimo no Rio de Janeiro, mas depois se mudou para o bairro da Lagoa na primeira metade do século XX. Apesar de ter regatas no nome, sua principal modalidade é o futebol. O clube também conta com um time de basquete.

Sua equipe de futebol já conquistou os principais títulos em disputa, como a Copa Intercontinental, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e muitos estaduais do Rio de Janeiro. O ex-jogador Zico é considerado o maior ídolo do clube.

Em 2007, o então governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, instituiu o "Dia do Flamengo", comemorado em 17 de novembro. No mesmo ano, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, tombou a Torcida do Flamengo como Patrimônio Cultural da Cidade. Além disso, ficou definido de maneira oficial o Dia do Flamenguista, comemorado em 28 de outubro, mesmo dia do padroeiro do Flamengo, São Judas Tadeu.

 


Imagem: By Ivan Hernández from Toronto, Canada (Festejando el gol Flamengo) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons