Todos os horários

Hoje na história

09.Nov.1906

Fundada a Brazil Railway, do investidor norte-americano Percival Farquhar

No dia 9 de novembro de 1906 era fundada a Brazil Railway Company, uma empresa ferroviária que tinha como o seu principal dirigente o investidor norte-americano Percival Farquhar.

A empresa foi criada com o objetivo de control  ar o sistema ferroviário do sul do Brasil, mas o grupo já tinha participação também em outros empreendimentos no país como os bondes em São Paulo e no Rio de Janeiro e a Light and Power Company do Rio.

Uma das características da Brazil Railway é que ela é algo que se entende como uma empresa "holding", ou seja, controla várias outras empresa por meio de participação acionária. Desta maneira, em sua fase de expansão máxima, detinha o controle de inúmeras ferrovias no país: Estrada de Ferro Sorocabana, Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Southern Brazil Lumber & Colonization Company, Companhie Auxiliaire des Chémins de Fer au Brésil, Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, Cia. Paulista de Estradas de Ferro, Linhas férreas do Paraná, além de estradas no exterior como a Uruguay Railway e Antofagasta and Bolivia Railway.

Fora isso, a empresa era detentora dos portos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, possuía uma empresa de construção, uma rede de hotéis e uma empresa de produção de gado. Este era o auge do grupo Brazil Railway.

O cenário começa a mudar com a chegada da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e a consequente escassez do capital estrangeiro. Como todas as empresas eram muito ligadas, a crise levou todas para o prejuízo e foi necessária uma intervenção do governo norte-americano na Brazil Railway para uma reorganização no grupo.

Em 1917, a Brazil Railway e suas subsidiárias entram em regime de concordata e passam ao controle do estado brasileiro, com exceção da Southern Brazil Lumber & Colonization Company, que permanece até 1938, quando é estatizada por Getúlio Vargas.



Imagem: Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd (Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd) [Domínio Público], via Wikimedia Commons